SUPORTE REI

Rodovia SP 338 - Km 308,2 - CEP 14240-000 - Cajuru - SP - Brasil Fone: 55 (16) 3667-9400 - Fax: 55 (16) 3667-3257

Manual Rei

« home

Desmontagem do Eixo Cardan

Ao desmontar o eixo cardan traseiro, dos caminhões e ônibus Mercedez-Benz, observe que na luva deslizante e no tubo do eixo cardan, existe uma seta indicando a posição em que foram balanceados.




Tenha o cuidado para não monta-las invertidas e assim perder a posição do balanceamento original. Se a seta estiver apagada, retire o guarda-pó ou sanfona do cardan e procure por um número zero marcado na ponta da luva deslizante e no tubo do eixo cardan, indicando a posição correta de montagem.
Nos caminhões e ônibus Volkswagen, Ford, Chevrolet, Toyota, Scania e Volvo deve-se ter o mesmo cuidado.




Não se esqueça de substituir o guarda-pó ou sanfona do cardan, sua aplicação é fundamental para proteger a luva deslizante e a ponteira das impurezas externas, e conseqüentemente aumentar a vida útil destes componentes que tem seus custos elevados.
O eixo cardan traseiro dos caminhões e ônibus, necessita de uma folga para oscilação que varia de 25 mm a 30 mm. Para conferir essa medida, basta empurrar a luva deslizante na ponteira até o seu curso final, e verificar a distância entre a flange da luva deslizante e a flange do eixo cardan intermediário.
Utilize guarda-pó ou sanfona de cardan que tenha anéis de metal, eles ajudam o eixo cardan a ficar muito mais tempo balanceado.

                                                                


Na desmontagem do eixo cardan intermediário e eixo cardan dianteiro, dos caminhões e ônibus Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford, Chevrolet, Toyota, Scania e Volvo, as flanges não devem receber pancadas, porque podem empenar. Somente devem ser retiradas usando-se um saca-flanges apropriado, que as retiram de forma correta.

Deve-se fazer a limpeza e a lavagem de todos os componentes para uma perfeita inspeção, qualquer sujeira que ficar entre os componentes poderá causar vibração do eixo cardan.

Se o caminhão ou o ônibus estiver com excesso de vibração no eixo cardan, procure os serviços dos reparadores de eixo cardans (cardanzeiros), que podem fazer o desempenamento e o balanceamento eletrônico.

Preços e condições exclusivos para o site www.suporterei.com.br, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.
Ind. e Com. de Auto Peças Rei Ltda / Rod. SP. 338 – Km. 308,2 – Cajuru - SP / CNPJ: 45.967.890/0001-43
Telefone: (16) 3667-9400 / atendimento@suporterei.com.br